Sejam bem vindos ao XIV Workshop de Testes e Tolerância a Falhas (WTF). O WTF é um evento que ocorre anualmente, sendo promovido pela Comissão Especial de Sistemas Tolerantes a Falhas (CE-TF) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A sua décima quarta edição ocorre neste ano de 2013 em Brasília-DF, em conjunto com o SBRC (Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos).
O WTF constitui-se em um fórum de debates e apresentações de trabalhos de pesquisas relacionadas à confiança no funcionamento de sistemas, em especial nas áreas de testes e tolerância a falhas e intrusões. Nesta edição, o WTF contemplará atividades de apresentação de artigos, além de uma palestra convidada. A programação do XIV WTF inclui 7 trabalhos que foram selecionados para publicação e apresentação. Cada trabalho submetido ao WTF teve no mínimo 3 revisões, realizadas por um Comitê de Avaliação criterioso composto por 32 pesquisadores especialistas nas diversas áreas de interesse do workshop. Os artigos aceitos foram divididos em três sessões técnicas: Arquiteturas de Software (2 artigos); Algoritmos Distribuídos (3 artigos); e Escalonamento e Virtualização (2 artigos).
Em complemento as sessões técnicas, para enriquecer e fomentar ainda mais as discussões, convidamos a professora Luciana Arantes, pesquisadora do laboratório LIP6 (Laboratoire d’Informatique de Paris 6) vinculado à Universidade Paris 6 (University of Pierre et Marie Currie), para realizar uma palestra sobre MapReduce tolerante a falhas bizantinas. Esperamos que os trabalhos selecionados e a palestra convidada suscitem discussões e interações frutuosas entre os participantes do workshop.
Gostaria de agradecer a todo o Comitê de Programa e Revisores pelo excelente trabalho de avaliação realizado, pela reatividade e boas discussões, que contribuíram para termos uma seleção criteriosa e construtiva. Agradeço também os autores e a palestrante convidada pelas suas valiosas contribuições. Gostaria de agradecer a Comissão Organizadora do SBRC 2013 e ao Francisco Brasileiro, Coordenador de Workshops, por nos acolher e fornecer o apoio logístico para a concretização do evento. Finalmente, um agradecimento especial para Fabíola Greve, Coordenadora do WTF 2012, pela presteza e apoio constante na execução deste trabalho.
Eduardo Adilio PelinsonAlchieri
Coordenador do WTF 2013