Minicursos Aceitos

1- Título: Modelagem e Projeto de Redes sem Fio Heterogêneas Resilientes e Sobreviventes

Resumo: Nossa sociedade depende de uma grande variedade de serviços de rede para apoiar nossas exigências desde o entretenimento até serviços críticos voltados ao comércio, bancos e cuidados da saúde. Impulsionados pelo crescente uso de dispositivos portáteis, os quais aumentam as requisições pelos serviços de rede, a indústria e a academia têm feito esforços para desenvolver redes sem fio heterogêneas. Estas redes contemplam a interoperabilidade entre redes de dimensão e tecnologias diferentes, operando de forma complementar para suportar as necessidades dos usuários finais e diminuindo os problemas de escalabilidade na infraestrutura de rede. Este minicurso visa prover uma visão geral do estado da arte de pesquisas relacionadas a sobrevivência e resiliência de redes sem fio heterogêneas de forma didática e com base em exemplos práticos.

Autores:

Robson Gomes de Melo (Universidade Federal do Paraná)
Deep Medhi (University of Missouri-Kansas City)
Aldri dos Santos (Universidade Federal do Paraná)
Michele Nogueira (Universidade Federal do Paraná)

2- Título: Redes Sociais Móveis: Conceitos, Aplicações e Aspectos de Segurança e Privacidade

Resumo: Nos últimos anos, é possível verificar um grande aumento de acesso às redes sociais através de dispositivos móveis, dado que esses podem agregar conectividade e permitir o acesso, processamento e compartilhamento de informação a todo tempo e em qualquer lugar. Dispositivos móveis também estão se tornando cada vez mais baratos e provendo mais recursos, como por exemplo, poder de processamento e armazenamento, múltiplas interfaces de rede, GPS e uma variedade de sensores físicos, como acelerômetro e magnetômetro, permitindo a execução de aplicações mais sofisticadas e com capacidade de identificar o contexto ou atividade do usuário. Em Redes Sociais Móveis (RSM) usuários móveis podem acessar, publicar ou compartilhar conteúdo gerado ou obtido através de sensores no dispositivo móvel para interação com os seus contatos na rede social. Aplicações de RSM são caracterizadas por adicionar informações de contexto às redes sociais, uma vez que dispositivos móveis sensoreiam dados físicos e, a partir disso, aplicações podem combinar e inferir o contexto dos usuários. Nesse escopo, no qual a inserção de informações de contexto está muito presente, a provisão de um modelo de segurança e privacidade para ambientes de RSM é uma tarefa necessária e várias iniciativas de pesquisas recentes objetivam resolver questões de segurança da informação que incluem confiança, privacidade e a confidencialidade dos dados. Neste minicurso serão apresentados os conceitos e características de RSM, discutidos soluções relacionados a adição de informações de contexto a esse tipo de aplicação e questões de segurança e privacidade. Por fim, será feita uma revisão do estado da arte no que se refere a sistemas de middleware para RSM.

Autores:

Ariel Teles (Universidade Federal do Maranhão)
Dejailson Nascimento Pinheiro (IFMA)
Jesseildo Gonçalves (Universidade Federal do Maranhão)
Rômulo Batista (Universidade Federal do Maranhão)
Vitor Almeida (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Markus Endler (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Francisco José Silva (Universidade Federal do Maranhão)

3- Título: Comunicação em Redes Elétricas Inteligentes: eficiência, confiabilidade, segurança e escalabilidade

Resumo: O modelo de redes elétricas inteligentes, conhecidas como Smart Grids, representa uma evolução do sistema elétrico atual. A ideia chave consiste em agregar inteligência à rede elétrica, através de tecnologias de comunicação e computação que permitem coletar dados em tempo real, monitorar e controlar a rede elétrica de forma autônoma. O objetivo principal é garantir maior confiabilidade, eficiência e qualidade do sistema de energia. Neste novo paradigma, os consumidores, as concessionárias e diversos outros atores têm acesso às comunicações e, portanto, existem ameaças e riscos de segurança que devem ser avaliados. Esse minicurso aborda os elementos básicos, inclusive o carro elétrico, do sistema elétrico inteligente, focando nas ameaças e nos desafios relacionados à segurança da comunicação. São apresentados projetos e iniciativas de pesquisa aplicadas às redes elétricas inteligentes, no Brasil e no exterior, assim como uma plataforma de testes baseada em virtualização.

Autores:

Pedro Guimarães (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Andrés Murillo Piedrahita (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Martin Andreoni Lopez (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Diogo Mattos (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Lyno Ferraz (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Fabio Vieira (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Luis Henrique Costa (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

4- Título: Gestão de Identidade em Redes Experimentais para a Internet do Futuro

Resumo: Este curso tem como objetivo principal a discussão sobre propostas para gestão de identidade em ambientes de redes de experimentação para Internet do Futuro, baseados em redes definidas por software. Serão conceituadas as redes definidas por software, apresentando brevemente o OpenFlow, a tecnologia mais adotada em tais ambientes. Serão apresentados resumidamente os ambientes de redes de experimentação em Internet do Futuro no contexto global, dando enfoque principal às iniciativas norteamericanas e europeias. Como foco do minicurso, serão abordadas as propostas de federalização desses ambientes de experimentação, com enfoque direcionado à gestão de identidade nesses ambientes.

Autores:

Edelberto Silva (Universidade Federal Fluminense)
Natalia Castro Fernandes (Universidade Federal Fluminense)
Luiz Magalhaes (Universidade Federal Fluminense)
Débora Muchaluat-Saade (Universidade Federal Fluminense)
Noemi Rodriguez (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

5- Título: Elasticidade em Computação na Nuvem: Uma Abordagem Sistemática

Resumo: A elasticidade é uma das principais características da computação em nuvem. Esta característica consiste na capacidade de adicionar ou remover recursos, sem interrupções e em tempo de execução para lidar com a variação da carga. Contudo, é difícil compreender os requisitos de elasticidade de uma aplicação específica, de sua carga de trabalho e principalmente como um provedor deve gerenciar os recursos para atender esses requisitos. Existem alguns estudos sobre as características de elasticidade na nuvem. Normalmente esses estudos não são realizados de uma maneira sistemática e, em geral, são pouco abrangentes e difíceis de reproduzir. Por outro lado, uma revisão sistemática permite identificar, avaliar e interpretar resultados relevantes de um determinado tópico de pesquisa, fenômeno de interesse ou questão de pesquisa. O objetivo deste minicurso é, a partir de uma proposta de adaptação de uma revisão sistemática clássica, apresentar o estado da arte sobre elasticidade. Serão destacados diferentes aspectos da elasticidade, tais como definições e métricas, estratégicas elásticas, benchmarks para a medição e avaliação da elasticidade, e desafios e tendências na construção de soluções elásticas.

Autores:

Emanuel Coutinho (Universidade Federal do Ceará)
Flávio R. C. Sousa (Universidade Federal do Ceará)
Danielo G. Gomes (Universidade Federal do Ceará)
José De Souza (Universidade Federal do Ceará)

6- Título: Política de Sustentabilidade aplicada ao Gerenciamento de Redes – Uma visão prática de refinamento e aplicação de políticas de sustentabilidade

Resumo: Este curso tem como objetivo apresentar, de forma teórica e prática, como utilizar técnicas e mecanismos disponíveis para o refinamento de políticas a partir do nível de redes, considerando parâmetros de desempenho e eficiência energética . São previstos os seguintes itens: (1) introdução e conceitos de gerenciamento de redes baseado em políticas e o problema do refinamento de políticas; (2) introdução ao conceito de gerenciamento com enfoque em eficiência energética e desafios; (3) conceituar diferentes arcabouços para descrição, refinamento, gerenciamento e aplicação de políticas e compará-los; (4) apresentar, passo a passo, a elaboração e a execução de um experimento de gerenciamento de rede orientado a políticas visando qualidade de serviço (QoS) e eficiência energética utilizando um dos arcabouços previamente apresentados; (5) apresentar um resumo do curso e os desafios futuros para gerenciamento de rede baseado em políticas com foco em sustentabilidade.

Autores:

Tereza Carvalho (Universidade de São Paulo)
Denis Gabos (Universidade de São Paulo)
Catalin Meirosu (Ericsson Research)
Ana Carolina Riekstin (Universidade de São Paulo)
Marcelo do Amaral (Universidade de São Paulo)
Guilherme Januário (Universidade de São Paulo)
Enlai Cheng (Universidade de Sao Paulo)

7- Título: Redes de Comunicação Inspiradas em Princípios Biológicos

Resumo: A evolução da comunicação e tecnologias de rede têm produzido as arquiteturas de redes existentes e as vislumbradas para o futuro, tais como as redes de rádio cognitivo, as redes de sensores, as redes de comunicação quântica, a Internet da próxima geração e a Internet interplanetária. No entanto, existem muitos desafios significativos e comuns que devem ser primeiramente tratados para a aplicação prática desses novos paradigmas de redes . Estes desafios são normalmente tratados com exito pela Natureza, a qual, como resultado de milhões de anos de evolução, tem produzido muitos sistemas biológicos e processos com características intrínsecas e atraentes, tais como a adaptabilidade a diferentes condições . Nesse minicurso, apresentamos uma visão geral de protocolos e algoritmos para rede de comunicação inspirados em sistemas biológicos. Nosso objetivo é prover um melhor entendimento do estado da arte nessa área de pesquisa, enfatizar o potencial das redes de comunicação inspiradas em sistemas biológicos, e ressaltar as questões relevantes e os desafios em aberto.

Autores:

Nicolly Ferreira (Universidade Federal do Paraná)
Fernando Gielow (Universidade Federal do Paraná)
Aldri dos Santos (Universidade Federal do Paraná)
Aravind Kailas (University of North Carolina at Charlotte)
Michele Nogueira (Universidade Federal do Paraná)